Dicas

Suporte
Dicas para seu trator

- Peso do Trator e a capacidade da transmissão:

Basicamente os eixos e engrenagens da transmissão são dimensionados levando-se em conta a potencia do motor e o peso máximo do trator. Quando alteramos uma dessas características, afetamos a vida útil desses componentes. O patinamento serve como um fusível para a transmissão. Quando aumentamos o peso do trator além das especificações do fabricante, podemos colocar os eixos e engrenagens em uma condição de trabalho acima daquela para a qual foram dimensionadas, podendo levar a uma falha precoce. A utilização de lastro no trator através de adição de água nos pneus ou uso de contrapesos é a menaira pela qual o usuário controla o patinamento. Após o término das operações que exigem maior tração, como o preparo do solo, deve-se retirar o lastro acrescentado ao trator, voltando-o à sua condição padrão. Geralmente os usuários costumam “esquecer” os contra pesos após instalá-los, mantendo os mesmos quando executam operações leves e de transporte. Isso faz com que o trator acabe carregando peso desnecessário, aumentando o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

- Avanço do eixo dianteiro:

Em um trator com tração dianteira auxiliar, a velocidade das rodas dianteiras deve ser ligeiramente superior às traseiras, de modo a garantir a melhor eficiência de tração. Este aumento na velocidade nos pneus dianteiros é chamado de avanço e deve estar compreendido entre 1 a 4%. Quando o avanço está abaixo dessa faixa podem ocorrer danos aos talões dos pneus e até às engrenagens do eixo dianteiro, visto que há a possibilidade dos pneus traseiros “empurrarem” os dianteiros. No caso do avanço axcessivo, o desgaste dos pneus de acordo com as especificações do Manual de Instruções garante que o trator estará trabalhando dentro das condições ideais, evitando danos à transmissão e aos pneus. Um determinado pneu pode ser utilizado no rodado traseiro de um modelo de trator e no dianteiro de outro. Para cada aplicação haverá uma carga diferente e a pressão utilizada para sua calibração também será diferente. Deve-se utilizar a pressão de calibragem indicada no Manual de Instruções de cada modelo, evitando alterar as condições de avanço originais.

- Mudança de Marchas:

A seleção da melhor velocidade do trator garante qualidade e rendimento às operações agrícolas. A variação da velocidade de trabalho do trator não deve ser feita através da rotação do motor, mas sim da mudança de marchas. Quanto mais opções de velocidades a transmissão oferecer, melhor será o desempenho do trator em diferentes operações. Depois de selecionada a velocidade, esta só deverá ser alterada nas manobras ou se mudarem as condições de trabalho. O motor deve trabalhar em sua rotação nominal (com exceção das operações com Tomada de Força) e sem grandes oscilações, que é sua condição de melhor rendimento. O sistema de engrenamento varia de um modelo de trator para outro. Alguns sistemas permitem a mudança de marcha com o trator em movimento, outros necessitam a parada total da máquina antes da troca de marchas. Em alguns casos, a mudança principal e a secundaria têm sistemas diferentes. O Manual de Instruções indica a maneira correta para a mudança de marchas de cada modelo.